No cenário financeiro atual, é essencial adotar uma estratégia sólida para garantir a segurança e o crescimento do seu patrimônio. Isso envolve a construção cuidadosa de três reservas básicas além da reserva de aposentadoria.
Reserva do dia ou reserva de liquidez
Esta reserva está ligada a necessidade da manutenção do padrão de vida de uma família ou indivíduo, claro que sem possíveis desperdícios, mas sim precisamos considerar e colocar nela o entretenimento e lazer.
A recomendação é que tenhamos entre o mínimo de três a seis vezes, o valor descrito acima.
Reserva de oportunidade
Esta reserva é para possíveis oportunidades que possam acontecer na construção das outras reservas, ela existe para não utilizar a reserva de liquidez com oportunidade. São reservas distintas.
Contudo, não confunda gostos pessoais com oportunidade de negócios, são coisas totalmente diferentes, está claro?
Reserva de construção de patrimônio
Esta reserva está ligada diretamente ou não a aquisição de um ativo fixo, exemplo: um imóvel, carro ou uma reserva para realização de um sonho. Porém, é comum, ao adquirir um patrimonial com pagamento à vista por um bônus ou alguma outra entrada de recurso, não se utilizar este valor, e com o tempo só obter crescimento no volume financeiro destes recursos.
Reservas de aposentadoria
Após analisar e calcular a necessidade de complementação de renda para o momento de aposentadoria, a construção dessa reserva é fundamental. Seja para manutenção do padrão de vida em um momento de independência e liberdade financeira ou para tranquilidade, paz e qualidade vida em terceira idade.
Afinal, os índices mostram que cada vez mais as pessoas estão vivendo mais e com menor qualidade de vida na terceira idade, portanto, lembre-se: em momento de menor vitalidade, você precisará estar bem provido financeiramente.